Tengu no Ya Tori Jutsu | Shinobi Keiko Kai


No vídeo o Dai Sensei Renan Zerbini realiza o Tengu no Ya Tori Jutsu (Técnica de pegar a flecha como um Tengu) em uma apresentação realizada na Universidade de Brasília – UnB, em meados dos anos 90. A flecha foi lançada por um arco recurvo de 30lbs à 8 passos de distância.

Tengu no Ya Tori jutsu (天狗の矢取り術) refere-se a técnica de pegar a flecha lançada em pleno voo. Esta é uma habilidade desenvolvida somente por algumas das pessoas que realmente conseguem atingir o estado de Mushin ("mente sem a mente" ou mente vazia), visto que requer um reflexo extremamente rápido.
O estado de Mushin é alcançado quando, durante o combate ou mesmo na vida cotidiana, a mente fica livre de pensamentos como a raiva, o medo ou o ego. Há uma ausência de pensamento discursivo e/ou julgamento, deixando o praticante totalmente livre para agir e reagir contra um adversário, sem a hesitação e sem a perturbação de tais pensamentos. Neste ponto, não se depende mais da razão e sim da abstração, que gera uma reação natural e intuitiva.

Alguns mestres acreditam que Mushin é o estado em que uma pessoa finalmente entende a inutilidade das técnicas e se torna verdadeiramente livre para se mover. Na verdade, essas pessoas deixarão de se considerar "combatentes" e passam a viver em harmonia com o universo.